quarta-feira, 1 de abril de 2015

A vida é um ritual sagrado



Os rituais são muito importantes para a tradição hindu. Eles fazem parte do dia a dia dos indianos. Os pujas ou cerimônias são feitos diariamente, nas casas, nas ruas, nos rios. Na verdade, tudo para os indianos é um ritual. A hora de comer, a hora de acordar, a hora de se deitar, a hora de se banhar, a hora de orar. Deveríamos fazer como eles. Vivenciar todos os momentos na vida como se fossem sagrados e fazer deles rituais. Dessa maneira estaríamos mais presentes, aproveitando cada momento que é único. Ao preparar a mesa para o almoço ou jantar, coloque uma música, enfeite a mesa com flores, tire da gaveta aquela toalha bordada linda que você só usa em festas, (porque todo dia é dia de festejar a vida) prepare a comida com amor e tranqüilidade e coma sem pressa, permitindo que todos os sentidos acordem.

Na minha casa, em cada canto eu tenho um altar, uma imagem, uma flor, uma vela, uma lembrança de que tudo é sagrado. De que tudo está do jeito que tem que ser. Ao acordar eu sempre acendo incensos, e os ofereço aos Deuses e Deusas, agradeço por mais um dia. Fecho os olhos canto um mantra, toco um sino e acendo velas. Ilumino os caminhos daquele novo dia, daquela nova oportunidade. 

Para o Ayurveda, incluir os rituais na sua rotina é extremamente importante para manter sua saúde em dia. A hora de acordar é como se fosse uma dança, com seus cuidados com o corpo e alma. 
Acorde cedo, tome uma água morna em jejum para limpar o corpo, raspe a língua e retire todas as toxinas, faça uma prática leve de Yoga ou se dê de presente uma auto massagem com óleo morno antes do banho. Tudo vira uma meditação, tudo vira um ritual sagrado.

E assim a vida fica mais leve. Ganha mais presença. Permita-se viver de forma mais conectada. Faça tudo com a consciência presente, constante e serena. Tenho certeza que sua vida será muito mais fácil. 

Namastê















Um comentário:

Paula Pimenta disse...

Estou amando seu blog e este post foi super especial... vou colocar algumas dessas práticas no início do meu dia.
Gratidão!